Texto: Rebecca Gomes

Em um mundo repleto de inovações e de tecnologia, as principais plataformas se adaptam cada vez mais para ganhar diferentes públicos. Segundo pesquisa feita pela Education First, estratégias de mercado e construção de marcas tem marcado presença no uso constante das redes sociais.

O marketing digital é uma estratégia usada através dessas mídias para a promoção de marcas. O Instagram, por exemplo, ao perceber a grande demanda de perfis empresariais, criou uma ferramenta chamada Instagram para empresas. Essa ferramenta auxilia empresas desde o controle, até o impulsionamento de suas publicações.

A mídia possui 800 milhões de usuários em 2017, aponta o Estadão.  Sua tecnologia inovadora faz com que as empresas utilizem a plataforma para conquistar seu público mais jovem e trazer proximidade com seus clientes e investidores.

Já o Facebook, em seu lugar, promoveu diversas ferramentas concomitantes com o Instagram. A mídia permite a criação de sua página empresarial, interligada com o Instagram para empresas, onde oferece dicas semanalmente para o melhor aproveitamento de sua rede de contatos.

O Facebook possuía 2,13 bilhões de usuários em janeiro de 2018, segundo o Estadão.  Os elementos veiculados por essas empresas mídias vão desde simples imagens até teasers e produções audiovisuais para tratar dos mais variados assuntos.

Os valores de um negócio não se resumem mais apenas em algumas linhas, as empresas se preocupam atualmente com a defesa de uma causa social, dando voz a essas pautas. De acordo com dados da Edelman, 97% dos consumidores não se agradam atitudes antiéticas de empresas e de marcas, elas precisam defender uma causa abertamente.

Além do crescimento dos negócios, as plataformas possibilitam uma forma de reconhecimento no mercado. Com esse crescimento, empregos são gerados, há uma constante troca de serviços e uma expansão do mercado virtual.